Filme: Habemus Papam

filme habemus-papam

O filme Habemus Papaum traz a história do vaticano, um olhar diferenciado do que acontece com o papa. A maioria das pessoas tem o papa como uma figura que representa Deus na terra e por esse motivo acreditam que o papa é uma figura diferente dos demais e o imortalizam, considerando-o enviado por Deus para nos representar e cuidar de seu rebanho na terra.

No filme essa visão de que o líder da igreja se diferencia de nós é completamente desconstruída, pois apresenta a figura do papa como alguém frágil, com medos, inseguranças e incertezas, que se apavora com o novo e com o peso da responsabilidade a que se destina. Retrata algo muito atual, e apesar de ter sido realizado em 2011, o tema a que se refere é um tema recente e que ocorreu neste ano de 2013. Houve um conclave recentemente para denominar o novo papa da igreja católica, e o filme traz justamente tal conclave, mas em outra época. O Habemus mostra como ocorre, qual a forma de votação e mostra os cardeais todos reunidos no Vaticano.

            O conclave apresentado no filme mostra os cardeias que ficam isolados do mundo para a votação, a visão que temos é que os cardeais ficam em oração todos esses dias, rezando e pedindo para Deus os iluminar para que façam a escolha certa, mas no Habemus Papam mostra a intimidade de cada um dos cardeias e como os mesmos se comportam quando estão sozinhos, alguns realmente ficam rezando e outros fazem coisas normais do dia-a-dia de todos. Acontece uma desconstrução do Vaticano quando é mostrada a votação do conclave, todos os cardeias rezando para que não fossem escolhidos por Deus.

O filme mostra o lado humano dos escolhidos por Deus, tanto do Papa quanto dos cardeais, e desconstrói a ideia de que o Vaticano é um templo sagrado destinado a orações, mostrando que ainda assim é esse templo sagrado mas, que os cardeais além de rezarem têm uma vida normal como a nossa, eles choram e se emocionam, riem, brincam. O filme levanta pequenas críticas niveladas, como a idolatria que se tem pelo Papa e pelo poder atribuído ao Vaticano de possuir coisas que nem a população possuía, com um toque de ironia durante todo o filme. Moretti trabalha a ironia sutil, ele diz durante o filme todo o que quer de forma discreta, fala da pobreza que há entre a população e da riqueza que tem na igreja.

Diretor: Nanni Moretti

Gênero: Drama

Ano: 2011

Anúncios

2 comentários sobre “Filme: Habemus Papam

  1. Nunca tinha ouvido falar do filme, irei assistir! Eu gosto desse tipo de filme, que mostra a realidade por uma visão diferente, pra desmistificar algumas coisas e tal. E esse me parece ainda mais interessante por mostrar que essa figura tão importante é uma pessoa normal como todos nós.

    • A Loana (nossa colaboradora) procura sempre trazer filmes que mesmo não caindo tanto na mídia, não deixam de ser tão bons quanto os demais.
      Também fiquei curiosa para assistir, parece um filme muito inteligente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s